sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Roma! :D




A economia romana era com acesso aos escravos e o comércio. .Apenas patrícios poderiam ser magistrados e as assembléias populares só podiam aprovar ou reprovar propostas criadas por patrícios. Os plebeus não estavam satisfeitos com a situação de desigualdade, então foi criado o Conselho da Plebe e a Lei das Doze Tábuas - com o fim de determinar os direitos e os deveres dos membros da nascente República. Eram leis duras que determinavam, por exemplo, a pena de morte para quem fizesse músicas insultando outra pessoa e proibia o casamento entre plebeus e patrícios. Os Plebeus ainda exigiam novas mudanças e em 367 a.C. eles conseguiram se eleger para o consulado e com o tempo alguns plebeus eram tão poderosos quanto antigos senhores da Roma. Da aliança desses novos milionários com os patrícios surgiu um novo grupo, a nobreza. Roma contribuiu diretamente na área do direito, que constitui o sistema judiciário ocidental. Tinham o politeísmo como religião. As guerras Púnicas foram travadas por Roma contra Cartago entre 264 e 146 a.C. Aconteceram 3 guerras entre Roma e Catargo, a primeira aconteceu devido a uma questão relacionada com o controlo da Sicília, a segunda surgiu por causa do ressentimento Romano na expansão de Cartago em Espanha e a terceira e ultima ocorreu quando Cartago atacou um aliado de Roma, em todos estes conflitos os romanos sairam vitoriosos. princípio, os romanos foram governados por reis e, mais tarde, por um senado e dois cônsules (magistrados eleitos anualmente), até que Júlio César se fez senhor de Roma. Assassinado este, seu sobrinho-neto Otávio César assumiu o poder, seguindo-o uma série de imperadores, alguns bons, outros fracos e até mesmo dementes, que reinaram em Roma até o século VI; Roma teve várias crises, e com isso a única saída do governo era desvalorizar a moeda e cobrar os impostos, sendo assim, ocorreu inflação nos produtos e a população não tinha dinheiro para comprar comida e outros, e pra completar, os bárbaros começaram a invadir roma. Depois de vários imperadores, quando Constantino veio ao poder, fundando constantinopla e o governo voltou a seu rumo normal. Depois entrou o cristianismo no império, onde começou aos poucos a ser “obrigado” pela sociedade a pratica. Em 395, o Imperador Teodósio resolve deixar de herança aos seus filhos o império, dividindo-o em oriental e ocidental. O ocidental não durou muito tempo, pois foi invadido pelos bárbaros. E o oriental durou anos e virou Império Bizantino.

6 comentários:

Unknown disse...

A experiência do trabalho, foi incentivadora e ajudou muito no aprendizado que antes era feito só a base de quadro e papel. O estudo do grupo está todo representado na parte do IMPÉRIO ROMANO, exatamente com as partes que cada um explicou no dia da amostra. A avaliação do grupo certamente é nota máxima pela experiência e pelo aprendizado desenvolvido!
Grupo do Império romano: Bruna, Andressa, Joana, Ana Paula, Mariana M, Lucas

Unknown disse...

A amostra de história antiga serviu como fonte alternativa de conhecimento,provando que não apenas aprendemos escutando e escrevendo mas também através de pesquisas extra-classe e até explicações dadas pelos próprios alunos que demonstraram domínio sobre o conteúdo trabalhado pra então passar aos demais os seus conhecimentos atribuídos. Logo, gostaria de parabenizar ao professor Luciano Albeche pelo sucesso do trabalho e a todos os demais alunos envolvidos.

lucasmesch disse...

A experiência inovadora de uma amostra de história com alunos que parecem desinteressados foi arriscada, porém deu mais certo que o previsto. O estudo de cada grupo foi evidente no dia das apresentações e acho que isso foi bom para o aprendizado, já que com o receio de não passar vergonha diante aos alunos das outras turmas, o estudo e a dedicação foram muito maiores, então o conteúdo pôde ser melhor assimilado. Parabenizo ao professor Luciano pela iniciativa e aos alunos pelo desempenho.

Joana disse...

O trabalho foi muito bom, com métodos diferentes, onde pesquisamos e aprendemos coisas diferentes para repassar o conhecimento adquirido. O trabalho foi dez! Parabéns ao professor e aos demais alunos.

Unknown disse...

Gostei muito de fazer o trabalho é uma maneira de estimular, incentivar os aulos a estudarem, sem ser por base de pressão, provas. Gostaria de parabenizar também ao Prof. Luciano pela iniciativa de criar o blog da turma =D

Turma 211 disse...

vocês estão de parabéns!!! o trabalho foi show, e esse blog é o nosso espaço para buscarmos conhecimento e transformá-los em sabedoria, estou muito orgulhoso!!!
Prof. Luciano Albeche


Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Powered by Blogger and Supported by ArchitecturesDesign.Com Beautiful Architecture Homes